Todo o conteúdo do blog é apenas uma forma de compartilhar informações encontradas nos livros, internet, revistas etc.

Antes de qualquer coisa, procure um profissional especializado!

sábado, 16 de março de 2013

Mandamentos para Preservar sua Fertilidade

 1) Pare de Fumar!
- Dificulta a produção de estrógeno (hormônio sexual feminino);
- Causa diminuição na reserva ovariana, diminuindo o número de folículos (estrutura que contém os óvulos);
- Interfere no desenvolvimento dos óvulos;
- Favorece a formação de óvulos com alterações genéticas;
- Antecipa a menopausa;
- Retarda a concepção (encontro dos gametas);
- Aumenta a taxa de aborto espontâneo.

2) Reduza a ingestão de álcool!
Resulta em um inadequado funcionamento dos ovários com conseqüente irregularidade do ciclo menstrual (incluindo ausência de ovulação e menstruação); Aumenta o risco de aborto espontâneo; Antecipa a menstruação. É melhor evitar!
3) Não seja usuário de drogas ilícitas!
A utilização destas drogas pode causar problemas irreversíveis no sistema reprodutor de ambos os sexos, com atuação localizada nas gônadas (órgãos que produzem os gametas).
4) Amenize o stress! 
Estresse é a resposta fisiológica, psicológica e comportamental de uma pessoa que procura se adaptar a situações novas e por vezes, desconfortáveis. Dentre esta situações podemos encontrar “Fatores ou agentes
Estressantes” de várias naturezas: frustração, ansiedade, perda, até componentes de origem ambiental, biológica e física, como é o caso do ruído excessivo, da poluição, variações extremas de temperatura, problemas de nutrição, sobrecarga de trabalho, etc. Além disso, o diagnóstico de infertilidade também pode ser considerado um fator “estressor” e deve ser controlado! Distúrbios do sono, por exemplo, decorrentes do estresse alteram o ritmo biológico do indivíduo prejudicando a produção de hormônios envolvidos na reprodução e na fertilidade.
5) Cultive bons hábitos!
Exercício físico e dieta adequada são fatores importantes para manter boa saúde e peso controlado. Além disso, são benéficos no combate ao estresse possibilitando uma boa forma física e mental. No entanto, não exagere!
Atividade física intensa e dietas exageradas levam a infertilidade assim como sedentarismo e alta ingestão calórica e gordurosa. Em ambas as situações podem acontecer alterações importantes no peso do indivíduo, entre outros problemas.
6) Tenha uma vida sexual saudável!
A prática de sexo seguro evita maiores comprometimentos na função sexual, favorecendo a saúde reprodutiva. Dependendo da gravidade da doença podem causar desde coceiras na região genital até a esterilidade e perda de alguns órgãos do sistema reprodutor.
7) Controle seu peso!
Além do prejuízo hormonal, alterações de peso causam problemas psicológicos como queda na auto-estima e do desejo sexual.
8) Saiba mais sobre remédios!
Alguns medicamentos, conhecidas por “medicamentos de uso comum” amplamente prescritos, podem causar distúrbios na saúde reprodutiva. Outros, tem efeito negativo diretamente na gestação, causando malformações nos bebês.
9) Não espere demais!
Isto significa que as mulheres já nascem com um período pré-determinado de fertilidade e à medida que envelhecem vão “gastando” a reserva de óvulos.Tornam-se ,pois, gradativamente inférteis a partir dos 35 anos, pela ausência de gametas. A mulher com idade superior a 35 anos apresenta maiores chances de anormalidades cromossômicas. O risco de aborto espontâneo também é maior nas mulheres com idade mais avançada.
 10) Combata a poluição ambiental! 
A exposição a agentes tóxicos, quer seja em um local de trabalho específico ou no meio ambiente em que vivemos, pode causar disfunção sexual e infertilidade.

Em muitos casos, os futuros pais são aconselhados a relaxar e aproveitar o processo de tentativa de concepção. Não fiquem ansiosos caso isso não aconteça logo de cara. O ideal é interromper os métodos anticoncepcionais uns meses antes de realmente planejar engravidar. Assim, terão alguns meses sem prevenção, aproveitarão um ótimo sexo, sem preocupações e, caso fique grávida antes do planejado, aproveitem a surpresa!

Todavia, sigam as recomendações acima para melhorar as chances de uma concepção. 
Vale Lembrar:
Pare com o uso de substâncias lícitas e ilícitas!
Evite usar lubrificantes comerciais durante o sexo, pois eles podem conter espermicidas!
Limite a ingestão de cafeína! (Beber mais do que 3 xícaras de café pode diminuir as chances de engravidar) 
Se está acima do peso, comece uma boa dieta de baixas calorias e carboidratos, exercite-se regularmente e siga um plano de emagrecimento! É recomendável consultar um médico, um nutricionista e ser acompanhada por um personal trainer.
 
PicPanda.com✿ܓEdineide
PicPanda.comPicPanda.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E-familynet.com Ticker  Ticker

Você tem um companheiro? Como ele encara a idéia de ter filhos?